Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

RECICLAR É PRESERVAR!





Ainda lembrando o "Dia da Ávore", venho divulgar aqui sobre a atitude ecologicamente correta das professoras e alunos do primeiro ano da Escola Municipal Eva Marra Rocha. Eles confeccionaram muita coisa legal com garrafas "pets", como: vassouras, cestinhas e flores.
Os alunos capricharam no que fizeram e além de fazer arte, também preservaram o meio ambiente, pois reciclando estamos preservando e evitando que mais árvores sejam cortadas.


PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DESSA IDÉIA ECOLOGICAMENTE CORRETA!



Karla Ramalho - Facilitadora da JMR atuando na Escola Municipal Eva Marra Rocha.

DIA DA ÁRVORE!




No dia 21 de setembro comemorou-se o "Dia da Árvore", muitos não dão importância para essa data, mas é uma boa oportunidade para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação, ainda mais nos dias atuais , que estamos sofrendo as consequências da não preservação dos nossos recursos naturais.
O "Dia da Árvore" é um dia para conscientizar e agir, preservar e plantar mais árvores, para que com isso possamos manter um equilíbrio ecológico no planeta.

Em comemoração ao "Dia da Árvore", as professoras do 3º ano da Escola Municipal Eva Marra Rocha, pediram para que os alunos trouxessem de casa alguma muda de planta para arborizar a escola, a maioria dos alunos colaboraram com essa idéia ecologicamente correta.


UM BEIJO VERDE PARA TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA EVA MARRA ROCHA!




POEMA DA ÁRVORE!

As árvores crescem sós. E a sós florescem.

Começam por ser nada. Pouco a pouco
se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo.

Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos,
e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se.

Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores,
e então crescem as flores, e as flores produzem frutos,
e os frutos dão sementes,
e as sementes preparam novas árvores.

E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas.
Sem verem, sem ouvirem, sem falarem.
Sós.
De dia e de noite.
Sempre sós.

Os animais são outra coisa.
Contactam-se, penetram-se, trespassam-se,
fazem amor e ódio, e vão à vida
como se nada fosse.

As árvores não.
Solitárias, as árvores,
exauram terra e sol silenciosamente.
Não pensam, não suspiram, não se queixam.

Estendem os braços como se implorassem;
com o vento soltam ais como se suspirassem;
e gemem, mas a queixa não é sua.

Sós, sempre sós.
Nas planícies, nos montes, nas florestas,
a crescer e a florir sem consciência.

Virtude vegetal viver a sós
e entretanto dar flores.

António Gedeão


Karla Ramalho - Facilitadora da JMR, atuando na Escola Municipal Eva Marra Rocha.

sábado, 18 de setembro de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!






Na terceira semana do mês de setembro, as professoras do primeiro ano da Escola Municipal Eva Marra Rocha realizaram com os seus alunos um dia de alimentação saudável.Pediram para os pais um pouco de verduras e legumes para fazerem uma salada com os alunos e estimular o hábito de alimentação saudável. Os pais contribuíram bastante e mandaram muitas verduras e legumes, as professoras ensinaram a importância das plantas que podem ser consumidas e o bem que elas fazem a nossa saúde, sem falar que a merenda ficou muito mais saborosa e saudável.A professora Veridiana aprovou...Hum, que delícia!!!

COMER, COMER, É O MELHOR PARA PODER CRESCER!!!


Karla Ramalho - Facilitadora da JMR, atuando na escola Eva Marra Rocha.

TEATRO, CIRCO E DIVERSÃO!





No final do mês de outubro os alunos da escola Eva Marra Rocha, tiveram uma apresentação de um grupo de teatro e circo, foi um momento de muita descontração, professores, alunos e funcionários assistiram e participaram das brincadeiras.
Momentos de interação e de ludicidade entre as tumas e professores são de extrema importância, pois cria um elo maior entre professores e alunos, alunos e alunos e professores e professores, fazendo com que todos criem um grande carinho pela escola, ajudando para que ela fique cada dia melhor!

ESCOLA É LUGAR DE ALEGRIA!!


Karla Ramalho - Facilitadora da JMR atuando da Escola Eva Marra Rocha.

HORTA ESCOLAR






Em todas as escolas do ensino fundamental da rede municipal de Luziânia, desenvolve-se o "Programa Agrinho", que trabalha com a horta escolar, um meio interativo de ensinar e fazer com que os alunos tenham um contato com a terra, tendo consciência ambiental, de boa alimentação e também responsabilidade para manter a horta bem cuidada.
Toda semana alguns alunos de cada turma são escolhidos para cuidarem da horta e na Escola Municipal Eva Marra Rocha, todos literalmente têm colhido bons frutos, ou melhor, verduras e legumes. A horta está cada vez mais bonita e bem cuidada, o que é colhido na horta complementa a merenda dos alunos e o almoço dos professores, tendo todos uma alimentação saudável.

PARABÉNS PARA TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES QUE CUIDAM DA HORTA DA ESCOLA MUNICIPAL EVA MARRA ROCHA!!


Karla Ramalho - Facilitadora JMR, atuando na Escola Eva Marra.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!


No dia sete de setembro as margens do rio Ipiranga Dom Pedro I finalmente declarou a Independência do Brasil, ou seja, o país deixava de ser domínio da Coroa Portuguesa e se tornava independente, lembrando que para se chegar a essa “liberdade”, muitos já haviam lutado por isso, como foi o caso de Tiradentes na Inconfidência Mineira.

Desde o dia em que Dom Pedro I decidiu ficar no Brasil e não voltar para Portugal (Dia do Fico), ele tomou algumas atitudes que desagradou à Coroa Portuguesa, chamou uma Assembléia Constituinte onde organizou a Marinha de Guerra para mandar as tropas de Portugal de volta, além de não vigorar nenhuma lei imposta pela Coroa, com todos esse acontecimentos, a sociedade ficou bastante abalada, e tinha que ter alguma saída para a situação que o país vivia na época.Dom Pedro I viajou para Minas para tentar acalmar alguns setores da sociedade e voltando de sua viagem recebeu uma carta de Portugal exigindo sua volta para a metrópole, Dom Pedro I não aceitando as ordens da coroa, chega as margens do Rio Ipiranga, levanta sua espada e grita: “Independência ou Morte!”, a partir desse dia o Brasil começava a caminhar para ser um país autônomo e livre das leis da Coroa Portuguesa.

Falar sobre o dia da Independência nas escolas é uma maneira de incentivar o patriotismo nas crianças, estimulando o amor pelo país, como diz o hino da independência, escrito pelo próprio Dom Pedro I... “ou deixar a pátria livre o morrer pelo Brasil...”

Patriotismo não deve ser incentivado só em período de copa do mundo, mas sim todos os dias e principalmente em momentos como esse, onde o Brasil deu o primeiro passo para o progresso mesmo sendo a passos lentos.

Vamos incentivar os alunos a lutarem por seu país e a melhor maneira pra fazer isso é estudando, se informando para que no futuro nossas crianças se tornem cidadãos críticos que saberão escolher bons representantes, que saberão seus direitos e deveres e progredirão junto com sua nação.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil....

(Dom Pedro I)

Karla Ramalho

Fonte: http://santoinocencia.blogspot.com/