Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

15 DE NOVEMBRO:PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL!




Até o ano de 1889 o Brasil era uma Monarquia ou Império. Na monarquia a pessoa que governa é chamada rei ou imperador. Ela governa durante um longo período, geralmente até morrer. Na monarquia, o poder passa de pai para filho, ou seja, quando o pai morre, o filho ocupa o seu lugar.O Brasil era governado por um imperador, D. Pedro II. que teve o poder absoluto teve o poder absoluto do governo durante 49 anos.


Dom Pedro II já estava ficando velho e os brasileiros preocupavam-se com a sucessão do trono. Surgiu então, o movimento republicano.A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá um mandato temporário.


Os brasileiros republicanos achavam que a monarquia afastava o Brasil de todos os povos do Novo Mundo que viviam sob o regime republicano. O movimento republicano não conseguiu, de início, despertar o interesse do povo, pois esse queria muito bem a D. Pedro II e não desejava vê-lo deposto.No Rio de Janeiro, em 1870, a insatisfação com o regime monárquico levou ao aparecimento do Manifesto Republicano assinado por advogados, médicos, professores, engenheiros e funcionários públicos. Em 1873, na cidade de Itu surgiu o Partido Republicano Paulista formado por profissionais liberais e cafeicultores interessados na descentralização administrativa.


Em Minas o movimento republicano teve em Juiz de Fora o seu centro irradiador. O Partido Republicano Mineiro somente se organizou em 4 de junho de 1888, sob a liderança de João Pinheiro. Entre os republicanos estavam os cafeicultores, os fazendeiros que estavam insatisfeitos desde a libertação dos escravos, os bispos, padres e o exército.


Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, na manhã do dia 15 de novembro de 1889, na atual Praça da república, o Marechal Deodoro entrou a cavalo pelos portões do quartel.“Digam ao povo que a República está feita!” Foi este o anúncio do Marechal Deodoro da Fonseca quando do ato da Proclamação da República.


Foi organizado um governo provisório, cujo chefe era o Marechal Deodoro, que já assinou os primeiros atos republicanos. Foi durante esse governo provisório que se instituiu a Bandeira da República, a 19 de novembro de 1889, isto é, quatro dias após o início do regime republicano.No dia 17 de novembro, o imperador, por ordem do novo governo, foi obrigado a deixar o país.


No Brasil, o atual Chefe de Estado é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.






Karla Ramalho - Facilitadora da JMR, atuando na Escola Municipal Eva Marra Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário